sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cabala:Causa e Efeito

. Como é a nossa realidade? A nossa realidade é feita de uma ordenação gradual, pois não há efeito sem causa. Na lei de Causa-Efeito diz que " toda causa tem o seu efeito, e todo efeito tem a sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei". O que é chamado de acaso é um fato que desconhecemos a sua origem ou causa. Mas isto não significa que não haja causa. Este princípio também se aplica ao Karma. Sugerimos a leitura do artigo "Existe Diferença entre Karma e Tikun?".
. O Cabalista Yehudáh Ashlag (1885-1954) diz que "...a ordem das raízes que se desencadeiam conforme causa e efeito, através  de leis fixas e absolutas que se dirigem a um propósito...". A isto também se aplica a Cabalá.
. Não podemos reter a corrente espaço-tempo, mas se alterarmos a nossa percepção, isto altera a nossa vida. Assim o problema ocorre exatamente entre a causa e o efeito. Esquecemos a causa e sofremos com o efeito.
. Logicamente que não podemos aplicar este princípio de causa-efeito que o ser humano seja causa do mundo animal ou vegetal. Os efeitos ocorrem conforme as características de cada grupo na natureza. Somos constituídos de moléculas, que estão em constante vibração. A energia está em constante movimento. Assim  temos um contínuo fluxo com o Cosmos.
. Os nossos desafios e nosso futuro estão nas decisões que tomaremos. Portanto a consciência das nossas palavras e ações trará ou não uma nova realidade para a nossa vida. Estudos da Cabalá-Escola Cabalística.