terça-feira, 27 de agosto de 2013

Os 4 Elementos, Alma e Corpo

. A Cabalá tem suas práticas, pois sem elas seria um conhecimento sómente teórico. Conhecemos ou já ouvimos falar dos quatro elementos (terra, água, ar e fogo) mas o que significam na prática? 
. Estes elementos no sentido prático não devem ser associados aos que conhecemos no mundo físico, por isso geralmente são chamados de Elementais.Esta diferenciação é para que não pensemos na terra que pisamos, nem na água que bebemos, nem no ar que respiramos e nem no fogo que é usado para cozinhar. podemos considerar como estados energéticos. A terra- solidez, água- liquidos, ar- gases, fogo- energia.
. O que estes elementais ajudam a pessoa é no sentido de que terra, a pessoa a se tornar mais "pé no chão", direcionando sua energia. Água para ajudar na parte interna do corpo. O ar nos sentido de equilibrio nervoso e mental. O fogo na consciência de si mesmo. Tudo isto se relaciona ao fisico, emocional, mental e espiritual. Esta associação também temos na Árvore da Vida. 
. A Cabalá tem os níveis da Alma, assim ao corpo fisico é dado Néfesh, esta seria um nível de alma mais instintiva ou até as forças inconscientes. Falamos isto aqui, porque na Cabalá é preciso trabalhar este nível que também é energético. A questão é fazer "vibrar" os níveis da alma harmonizados com a Luz do Criador. A nível prático significa harmonizar instinto, emoção, pensamento e vontade. O instinto relacionado com a ação, a emoção relacionada com a formação e o pensamento com a criatividade.
. Podemos ter um Moshé (Moisés) interior que se associa a uma compreensão superior e também a um nível da Alma. Quando trabalhamos na superação das questões do ego e os desejos egoístas, estamos saindo de limitações, que é de fato a liberdade. Estudos da Cabalá- Escola Cabalística.