terça-feira, 17 de junho de 2014

Hexagrama na Cabala



. O Hexagrama como se vê acima, é  conhecido como “Estrela de David”, o que na verdade é Escudo de David, mas é conhecido também como Hexagrama de Salomão. O Hexagrama é composto de dois triângulos eqüiláteros.

. Há uma referência Talmúdica (jurisprudência Rabínica) ao Hexagrama gravado no anel de Salomão.

. A chave para uma origem geométrica da Árvore da Vida, poderá ser visto no processo de construir hexagramas maiores dos pontos de outros menores.

. Em um sentido amplo o Hexagrama implica no conceito de Consciência Cósmica. Na Alquimia, temos a associação com Salomão, representados por dois triângulos entrelaçados, temos a combinação de dois símbolos, o fogo que sobe, representado pelo triângulo acima, e a água pelo triângulo abaixo. A interpretação Midráshica (método homilético) dada a palavra hebraica shamayin, indicando a palavra esh (fogo) e mayim (águas). Duas naturezas opostas entrelaçadas, em equilíbrio mútuo.

. Temos no Hexagrama o sentido de totalidade e equilíbrio. A conotação de totalidade, porque temos forças incluídas nos seus vértices e mais no centro. Equilíbrio porque o centro está em relação harmoniosa com o restante.

. Em um sentido temos, o triângulo apontado para cima que podemos associar com a força que quer transcender (a consciência). O triângulo apontado para baixo, como a força que quer manifestar (a vida).

. Em cada ponta do Hexagrama temos uma Sefiráh (fluxo de energia). Quando através de prática meditativa conseguimos conectar com estas influências cósmicas e estabelecer uma ligaçao

com o nosso íntimo, então teremos consciência de direção da nossa realidade.

. No nosso Curso de Cabala, temos a prática meditativa especifica neste assunto.