terça-feira, 2 de abril de 2013

Árvore das Vidas: Energias e o Físico

Estudos da Cabalá- Escola Cabalística
Como posso começar a obter parâmetros para uma vida harmônica ?  Quando abordamos os mais variados assuntos na Cabalá, para maior compreensão, usamos conceitos humanos para inferir conceitos metafísicos, que vão além da nossa percepção de tempo-espaço-movimento. Árvore da Vida ou literalmente Árvore das Vidas, é um mapa, um diagrama que representa algo que transcende e desce até o Mundo Físico.
Árvore das Vidas simplificada.
Assim temos as Sefirot (fluxos ou emanações da Luz) com seus espectros especificos. Estaremos abordando alguns aspectos. A Árvore inicia em Kéter (1 na figura acima), que significa Coroa, energia primordial. Seria a causa das causas. O Pensamento da Criação chega a Hôckhmáh (2 na figura), que significa Sabedoria, pensamento puro indiferenciado, percepção indiferenciada. Bináh (3) que significa compreensão, entendimento, temos aqui incluída a Dedução. Representa o diferenciar. 
Héssed (4) que significa bondade, amor, expressa a qualidade da expansão em várias áreas. Guevuráh (5) que significa restrição, rigor. Seriam as nossas "fronteiras", disciplina. Direciona a nossa energia espiritual. Tiféret (6) significa beleza, não no sentido físico, mas do equilíbrio. É o equilíbrio entre expansão e a disciplina e retenção. Equilíbrio interior gera bem estar. Netzach (7) significa vitória. A persistência e vitória permanecendo causam estabilidade para o ser humano e a Criação. Hôd (8) que significa esplendor tem a conotação de admissão ou submissão. Por outro lado é o espaço para criar relacionamentos. Yessôd (9) que significa fundamento. É a Sefiráh que coleta energias e vamos dizer "funil das mesmas. Energia para comunicar as nossas intenções. Malchut (10) que significa reino. É aonde temos a manifestação do fisico. É a receptora das influências das Sefirot acima. Daat não foi citada por ser "quase" uma Sefiráh, mas não uma Sefiráh. Uma das aplicações práticas do que vimos é a meditação na Árvore das Vidas ou Árvore da Vida. Quanto mais estudarmos as Sefirot mais compreenderemos as conexões que podem ser estabelecidas. Interiorizar estas dimensões, equilibrando-as a partir da Meditação, é uma decisão e propósito. Se deseja aprofundar neste assunto, conheça o nosso Curso de Cabalá. Estudos da Cabalá-Escola Cabalística.

*Algumas Sugestões de Leitura: ( Na coluna lateral temos um Índice onde você poderá encontrar os temas postados, incluindo outros sobre Árvore das Vidas, bastando clicar no tema para ler.)
http://www.pesquisacabala.com.br/2010/09/as-sefirot-e-emocoes.html
http://www.pesquisacabala.com.br/2012/10/origem-da-arvore-das-vidas.html
http://www.pesquisacabala.com.br/2011/11/o-cerebro-e-arvore-das-vidas.html
http://www.pesquisacabala.com.br/2012/10/as-raizes.html