segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Origem da Árvore das Vidas

Árvore das Vidas é a árvore de energias, podemos dizer que é o mapa cósmico. A Luz Infinita preenchia todo o Cosmos. Quando surge a vontade da criação do mundo, a Luz se retrai, mas sem perder a em nada a Sua essência. Era necessário um "espaço", para que surgisse algo distinto da Luz ou do Criador. Assim no diz o Sêfer Zohar: " No princípio da autoridade do Rei.....gravou um vazio na Luz suprema".  
Há uma comparação que é feita que, o processo da contração pode ser comparada a um cone. A Luz é drenada ou sugada para dentro do cone, e depois emana para fora, isto significa um foco menor da luz. Para este "espaço vazio" está sendo emanada esta Luz. Assim temos também um fluxo de energia para este espaço. Podemos comparar, é como o Criador faz surgir um espaço pela Sua retração, mas depois derrama energia naquele espaço.  Esta Luz conectada muitas vezes é chamada de corrente de Ein Sof ou Luz de Ein Sof
Depois do ato de contração a Luz continua seu processo de descida para surgir a raíz do Mundo da Emanação. A partir daí temos o início da Árvore das Vidas.
A Árvore das Vidas é também uma prática meditativa onde podemos ascender. Todo este assunto sobre a Árvore das Vidas você poderá conhecer melhor no nosso curso de Cabalá.
.Estudos da Cabalá- Escola  Cabalística