segunda-feira, 29 de outubro de 2012

As Raízes

Assim diz o Zohar: "Antes que o equilibrio se consolidasse, o semblante não tinha semblante". Temos três véus que são o Ein ou Ayin como é dito também, que é o Nada, o Ein Sof que é o Infinito e o Or Ein Sof que é a Luz Infinita. Estas são consideradas as três raízes da Árvore das Vidas. Isto para chegarmos ao que é anterior a Árvore das Vidas. Estas diferenciações são colocadas por causa da mente humana.
O que se está descrevendo é que antes da emanação da Árvore das Vidas havia existência, o que é chamado existência negativa, porque não havia ainda se manifestado. O Zohar mostra que o "equilibrio mantém-se naquela região em que o Antigo Uno existe...." Neste ponto as Sefirot não se desenvolveram. O equilibrio também nos traz a idéia de dualidade que é o que veremos na Árvore das Vidas, e é importante para o desenvolvimento do ser humano.
O Zohar também se refere a Face Longa, porque já teremos a manifestação de Kéter. Face é o que define e possibilita a atividade das Sefirot. A primeira manifestação, ou a primeira potência será a Sefiráh de Kéter que está no início da Árvore das Vidas.
A nossa Escola Cabalística- Estudos da Cabalá ressalta a importância de conhecer este assunto, porque aqui começaremos a entender as raízes de toda a visão metafisica e fisica que veremos na Árvore das Vidas. A visão da Árvore das Vidas a partir daqui vai nos possibilitar a percepção de ascensão para a unidade com o Criador e elevação da Consciência. Conhecemos no que foi exposto que havia a Luz do Criador que existia negativamente ( não manifesta) e que a partir de um equilibrio irá se manifestar com a primeira Sefiráh que é Kéter. Em kéter podemos dizer que temos o primeiro ponto primordial. 
O aprofundamento, entendimento mais amplo e a prática Meditativa deste assunto está no nosso Curso. Estudos da Cabalá- Escola Cabalística.