quinta-feira, 24 de março de 2022

Os 32 Caminhos Místicos de Sabedoria

Os 32 caminhos místicos de Sabedoria é citado no início do Sêfer Yetsiráh. Antes do surgimento do Universo não temos pluralidade.  A pluralidade entra com o surgimento do Universo.

Os primeiros elementos de pluralidade são as Sefirot. Os números não podem ser definidos até que haja algum elemento de pluralidade. Foram as Sefirot que definiram os números e por consequência o conceito de quantidade em geral. 

O Sêfer Yetsiráh nos diz 32 caminhos místicos de Sabedoria O termo místicos é פליאות peliyot que tem em sua raíz o significado de estar oculto e separado do mundo.

32 caminhos de Sabedoria tem seu paralelo no nosso sistema nervoso. 31 caminhos correspondem aos 31 nervos que partem da medula da espinha e o trigésimo segundo (32) corresponde a todo complexo de nervos craniais.

O número 32 no  hebraico é לב que se lê Lêv, palavra que significa coração. É o coração que porporciona força vital ao cérebro e ao sistema nervoso. 

Os 32 caminhos consistem nas dez Sefirôt e as 22 letras hebraicas. Cada Sefiráh é uma emanação que representa uma forma de energia.

Um exemplo prático é: Sistema Nervoso Central cujas funções são experiência, reação, expressão dos princípios vitais. Na Árvore das Vidas temos Keter que no corpo humano é a energia vital. Chochmáh hemisfério esquerdo do cérebro. Bináh é o hemisfério direito do cérebro. Daí inicia-se cinco caminhos na Árvore das Vidas. Assim segue no Sistema Endócrino, Cardiovascular e Respiratório e etc. Além desta parte teórica temos a prática meditativa relativa a este tema.