quinta-feira, 17 de março de 2022

A Menoráh e seu significado.

 

Menoráh que também é chamada de Candelabro. Era feita de ouro com sete braços, cheios com óleo de oliva que eram mantidos acesos constantemente no Templo de Jerusalém (בית המקדש) Beit Hamikdash, colocada no lado sul do Templo, que simbolizava a sabedoria e presença divina e a Toráh comparada à Luz.

Os sete braços significam as sete Sefirot como se observa na figura acima, isto revela a associação com a Árvore das Vidas.   A sefiráh Tiferet recebe a Luz Infinita e assim distribui para as outras Sefirot.

O Cabalista e Rabino Joseph ben Abraham Gikatilla (século XIII) interpretava como símbolo dos sete planetas. Ele dizia que os braços com as velas são análogas aos sete planetas.

As Emanações Divinas (Sefirot) simbolizadas pelos sete braços quando chegam em Malchut assumem a forma de compartilhar. Há condições para que estas Emanações trabalhem o ego no sentido de compartilhar, de não ter egoísmo, e assim formar um vaso que atrai a Luz. O nosso problema é que estamos familiarizados com o caos. 

A Menoráh nos ensina que se deve ter unidade na conexão. Para isto é necessário remover de nós tudo o que nos divide. O objetivo é criar a harmonia no nosso interior.