quinta-feira, 10 de março de 2022

O Poder da Unidade

O Patriarca  Avraham tem suas origens em Ur dos Caldeus, na região da Mesopotâmia. Ali em meio a um povo que tinha diversos ensinamentos e crenças que Avraham foi despertado a partir do seu chamado. Ele teve a percepção da Unidade do Cosmos. Percebeu que há uma interdependência no Universo que nada está isolado, que há uma conexão com o todo.

Interessante que tantos séculos depois John Barrow (1952-2020) Cosmólogo, Físico e Matemático inglês nos diz: "Não há razão lógica para explicar por que o Universo não poderia conter números irracionais ou elementos arbitrários que não se relacionem com o restante."

Vemos hoje que há uma busca da Ciência por uma teoria unificada das coisas.

O Rabino Bachya ben Yossef Ibn Pakuda (1050-1120) Filósofo e Rabino que viveu na Espanha nos diz: "Um argumento adicional é o de que observamos que a estabilidade do mundo e seu perfeito equilíbrio repousam na interdependência de suas partes".

A Cabalá nos ensina que que precisamos não apenas entender a Natureza, mas querer também implementar este modo de existência em nós. Isto implica em termos a percepção do Todo e estarmos assim conectados. 

Se observarmos o cenário que vivemos hoje, o que temos é uma crise de desejos. A insatisfação tem consequências e é o que temos  presenciado, resultado da desconexão. 

Além dos desejos básicos tem um desejo maior que é o da vida que transcende e só teremos quando atingirmos uma elevação de Consciência. Lembrando que Consciência são níveis de percepção. Quando percebemos a negatividade do Ego, níveis mais altos de percepção se manifestam. Não se trata de algo automático, mas de um despertar para um novo tipo de vida que implica em novas práticas que resultarão em uma elevação de Consciência que a Cabalá nos ensina.