segunda-feira, 7 de março de 2022

A Conexão Daat

 

Daat (דעת) significa conhecimento, sabedoria. A raíz da palavra vem do verbo que está na Torah em Gênesis 4:1 Iadá (ידע) que significa "conheceu". Todo conhecimento é um estado de intimidade. Conhecer não é algo exterior ou superficial. 

É considerada por alguns como uma Sefiráh efêmera, mas de fato não chega a ser uma Sefiráh trata-se de uma expressão de consciência que vem da conexão entre Chochmáh e Bináh. 

É uma aptidão que flui da alma. As capacidades incluem o potencial intelectual. Tem o poder de unir intelecto e emoções. Uma ideia deve ser sentida e então implementada. Isso requer não somente o lado intelectual mas também um entendimento emocional profundo. Quando nos conscientizamos podemos ter as percepções e virtudes positivas em nossa vida. 

Daat é impregnada com a essência de Chochmáh e Bináh. É supra racional portanto não sujeita a desvios racionais. Une a inspiração de Chochmáh e o entendimento de Bináh com as nossas emoções. Permite que a mente seja revigorada pelo coração. 

Crença é um acúmulo de informações somado a uma disposição para criar um conhecimento interior. Conhecer algo é unir-se, fundir-se a ele.

O conhecimento e a crença interior de Daat torna-se um instrumento com o qual podemos expandir a mente e obter bem-estar.