sexta-feira, 25 de abril de 2014

Cosmologia: Antes do Início

. A Cosmologia estuda a origem, estrutura e evolução do Universo. No estudo da Cabalá, temos sobre a origem do Universo. A Cabalá aborda também o Tsimtsum que na ciência é chamado Big Bang.
. Na Árvore da Vida que é um mapa Cósmico e do ser humano, temos nas suas raízes o Ein (o Nada), que precede a todas as coisas.É também chamado de Existência Negativa, pois simplesmente não há. A partir daí temos o Ein Sof, o Infinito. Estamos falando antes do Big Bang.
. O Sêfer Zohar, II, 239a nos diz que "a essência do Infinito não tem fim, dele sequer percebemos nem intenção, nem luz, nem claridade...". O primeiro estágio da evolução do Universo, começa antes do tempo, do espaço, da matéria. Podemos dizer que o primeiro estado é o Ein ( o Nada) e o segundo Ein Sof (Infinito), e o terceiro Or Ein Sof ( Luz Infinita). Estes estados também são chamados de Véus. Assim falamos do Grande Imanifesto.
. Escuridão significa a ausência de todas as cores, e a Luz Infinita aponta para forças ambivalentes, que não são inteiramente opostas, mas lado a lado. A partir daí temos a emanação da Luz que serão esferas (Sefirot) chegando até a materialidade. Quando nos restringimos apenas a vida terrena temos apenas um tipo de Consciência.
. As questões existencialistas, a complexidade do Universo faz com que as pessoas busquem respostas. A Cabalá é considerada ferramenta para o conhecimento físico e metafísico. Ela procura também trabalhar sentimentos e pensamentos. Assim visa nos ajudar como um todo. Estudos da Cabalá-Escola Cabalística