quarta-feira, 5 de março de 2014

Pedagogia da Cabala

. Uma definição de Pedagogia é "o processo de ensino e aprendizagem. O sujeito é o ser humano enquanto educando." 
. O caminho da busca por uma espiritualidade (que é diferente de religião), passa pela condição de ensino e aprendizagem. Nesta área não existem autodidatas, mas sim um caminho discipular. A Cabalá é uma Sabedoria (e não religião) que passa a aprendizagem através do ensino orientado. O Cabalista Abraão Abuláfia (1240-1291) disse sobre a aprendizagem da Cabalá, que a pessoa que aprende da boca de outro Cabalista é chamado de Mevin מבין , aquele que compreende. Na Cabalá não existem autodidatas.
. Toda expectativa de algo na nossa vida requer um meio, um caminho. No sentido de uma vida melhor, a Cabalá trará uma elevação  do nível de Consciência, conexão com o nosso DNA espiritual, aumento da percepção, que vem pela prática orientada da Meditação Cabalística. Sem contar a revelação da Luz, que traz realização duradoura. 
. Abraão Abuláfia diz ainda que o corpo requer o médico do corpo, a alma o médico da alma, que requer algo externo, alguém que recebeu o ensino da Cabalá, e algo interno que lhe abra as portas fechadas. No caso o método de aprendizado utilizado na Cabalá.
. As pessoas quando perguntadas sobre os seus defeitos, dizem: "Eu tenho alguns defeitos, pouca paciência...". Mas não dizem tudo.  O ego sempre quer esconder nossos defeitos para evitar a  nossa transformação. E assim ficamos presos a esta realidade física. 
. No aprendizado da Cabalá então aprendemos a nos livrarmos destas armadilhas do ego, e alcançarmos abertura para a Unidade Cósmica.
. No mundo físico as interações dos elementos podem ser reveladas ao mundo físico. Mas a essência que gerou estas interações são dissimuladas aos nossos cinco sentidos. Assim a Cabalá visa prover pontes entre o físico e o metafísico, a aparência e a essência.
. Comparando na busca de um tesouro haverá um mapa. O mapa é o caminho da espiritualidade.Estudos da Cabalá-Escola Cabalística