quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Consciência, Alma e Mundos

http://www.pesquisacabala.com.br
. Um termo muito usado é Consciência. Na Cabalá tratamos de estados de Consciência. Um conceito que se tem é : "Consciência é um instrumento de percepção, registro e compreensão de fenômenos Cósmicos".
. Os estados de Consciência expressam a Alma. A Luz Infinita quando entra no âmbito da Criação adquire vontade e consciência diferenciadas. No ser humano esses graus de vontade e consciência são os níveis da Alma, que do inferior ao superior são: Néfesh, Ruáh, Neshamáh, Hayáh e Yehidáh.
. Estes níveis irão iluminar gradativamente os ocultamentos produzidos pela restrição da Luz. Assim temos estas luzes que são níveis da Consciência Divina na Alma humana, nos Mundos: Néfesh em Assyáh (Mundo da Ação); Ruách em Yetsiráh (Mundo da Formação); Neshamáh em Beryáh (Mundo da Criação); Hayáh em Atsilut (mundo da Emanação).No Tetragrama (Nome Código Divino mais sagrado, representado pelas letras Yôd-Hê-Vav-Hê) encontramos os mundos e as Sefirot. 
. Com a Consciência podemos assimilar novas experiências. Estes conteúdos devem nos atingir de forma energética, na medida que experimentamos crescimento na nossa espiritualidade, visto que são também manifestações.Para isto temos uma força muito potente a nos impulsionar que se chama: Vontade. Cada um de nós deve superar a si mesmo no sentido do Ego.
. Isto consciente que estamos no caminho da transcendência. Não deveríamos aceitar pensamentos e sentimentos que tragam distanciamentos deste caminho. 
. Para isto é preciso expansão a partir dos mundos inferiores, pelo refinamento da nossa vontade e a prática Meditativa Cabalística.Assim poderemos começar  a experimentar a MerkaváhEstudos da Cabalá-Escola Cabalística.