terça-feira, 19 de novembro de 2013

Sofrimento, e agora ?

. Sofrimento existe e dele não temos como escapar. Vi a seguinte frase e pergunta: "Vivemos mais! Vivemos bem ?" A questão é saber trabalhar o sofrimento.
. O sofrimento não significa vitimização. Sofrimento significa "dor física ou moral". O Dicionário nos traz "sofrer" e um dos significados é, suportar, tolerar. 
. Vivemos a lei cósmica de causa-efeito. Meus pensamentos, minhas palavras e minhas ações terão efeitos. Os efeitos podem não ser imediatos, mas virão. Somos totalmente responsáveis, portanto podemos ser a causa de tristezas ou de alegrias. Se nos conscientizarmos disto de verdade e não apenas como um assentimento mental, isto fará diferença.
. O sofrimento é um fato e logicamente irá nos impactar. O problema é quando aceitamos o segundo impacto do sofrimento então nós dramatizamos, exageramos e por consequência vem a vitimização e a autocomiseração, podendo levar ao desespero. A vitimização e a autocomiseração vem da negatividade que nos leva ao caos chamada ego. Isto na Cabalá é chamado de reatividade.
. Precisamos compreender o nosso sofrimento. O nosso problema são as nossas reações impulsivas no sofrimento. O sofrimento chegou, identifique-o nas suas causas. Tenha atenção para isto. Jamais culpe os outros pelos eventos exteriores. O sofrimento não deve nos levar a apatia mas a ação, pois é um obstáculo para você ultrapassar e uma oportunidade para você se ligar a Luz.
. Lembre-se que neste mundo físico tudo é temporário, inclusive o sofrimento. As plantas são bonitas, mas nascem em um metal precioso? Não, nascem da terra com esterco, com lama. Sem a terra com esterco e lama, não teremos as plantas. Sofrimento e felicidade são dois aspectos da mesma vida, isto é ver a unidade no sofrimento. O sofrimento vem e passará,o futuro também virá e nele poderemos ter prazer e felicidade, que também serão temporários. Conscientes que estamos num mundo do que é temporário, poderemos avançar mais na nossa caminhada espiritual.Estudos da Cabalá-Escola Cabalística