terça-feira, 2 de julho de 2013

Do Amor

. Falar de amor, mas o que é amor? A sociedade moderna vivencia nos mais diversos segmentos a superficialidade. E isto de certo modo tem atingido os relacionamentos e alterado as formas de vivenciar um sentimento. O dicionário nos define amor como afeiçao viva por alguém ou por alguma coisa. Mas hoje geralmente se entende amor os sentimentos agradáveis que recebemos de outra pessoa. Lógicamente que existem diferentes tipos de amor, amor dos pais, amor a natureza, e etc.
. O amor no enfoque Cabalístico tem potencial quando é focado de forma correta. Num relacionamento receber faz parte. O amor é recurso da Luz e visa nos favorecer. A questão é quando receber amor sobrepõe ao compartilhar. Na Árvore da Vida um dos sete fluxos Sefiróticos de Emoção (Sefirot são fluxos de energias) é Héssed. Héssed é a emoção mais básica que é a de doar, compartilhar. Lógicamente para trabalhar o aspecto de Héssed é necessário as Sefirot da Mente (na parte superior da Árvore da Vida), ter sabedoria.
. As pessoas não questionam o quanto compartilham, mas questionam só o quanto recebem. Não é fraqueza compartilhar amor. O problema é o amor com base no ego, que faz da outra pessoa objeto, coisifica o outro, além de obscurecer. Nesta hora o outro se transforma no que o ego idealiza e não na verdadeira identidade.
. A Cabalá nos ensina que quando uma emoção é explorada de modo incorreto, a origem dela nos Mundos Superiores cessa de fluir. O amor deve ir além da minha necessidade e enxergar as necessidades do outro. Abaixo uma sequência para Meditação, que visa nos ajudar a cultivar o amor, assim você atrai amor, e ajuda na harmonização com o outro:(Visualizar da direita para a esquerda).
Estudos da Cabalá-Escola Cabalística