terça-feira, 25 de junho de 2013

Mundos e Cabalá

. A idéia de vários universos (Universos Paralelos) com existência simultânea é uma idéia que se faz presente no imaginário de muitos. Se olharmos para o Universo que temos consciência, estamos em um planeta dentro do sistema Solar que está dentro da Via Láctea. E esta é apenas uma das Galáxias. A Fisica Quântica está a nos dizer da existência de Universos Paralelos.
. A Cabalá com mais de quatro mil anos vem nos falando de Universos ou Mundos. Seriam quatro níveis. Embora se fale em quatro planos, mas imagine como dimensões que refratam a Luz da Criação. A partir do livro "Shaar HaGuilgulim" de Isaac Luria (1534-1572), se entende que os mundos são a parte exterior da Criação e o ser humano a parte interna.
. Cada um dos Mundos é associado a uma letra (força primordial) do Tetragrama (Nome Código Sagrado). Isto significa as forças propulsoras da Criação. São variedades de energias envolvidas em mover a Criação até a manifestação da mesma. Os Mundos existem em paralelo. Todos são essenciais. O caso é que estamos inconscientes destes Mundos. Cada um deles está associado a um nível da Alma. Néfesh ao Mundo que estamos, da Ação; Ruáh, Mundo da Formação; Neshamáh, Mundo da Criação; Hayáh Mundo da Emanação; Yehidáh, Adam kadmon (que é visto separadamente).
. Um dos objetivos da Cabalá Prática que ensinamos é viver conscientes de cada um destes Mundos e tornar-nos conscientes do nosso lugar no fluxo Cósmico. Estes Mundos nos mostram, a Luz que se torna vida, o infinito que se torna finito na matéria, a causa que se torna efeito e a manifestação dos quatro elementos.Estudos da Cabalá-Escola Cabalística. 

*Sugestão de Leitura: http://www.pesquisacabala.com.br/2012/07/universos-niveis-da-alma.html
**Estamos no Google Plus, participe, seguindo, nos adicionando em seus círculos,o link é:https://plus.google.com/101117183004769097674