terça-feira, 14 de maio de 2013

Conhecimento Além do Saber

Estudos da cabalá- Escola cabalística
O que é conhecer?  Uma das definições que o dicionário dá para conhecimento é "idéia, noção de alguma coisa". A nível do conhecimento metafísico podemos resumir a esta definição do dicionário?
Temos a expressão"Adão conheceu Eva".Na Cabalá, conhecimento é um estado de intimidade. Quando conhecemos algo profundamente, aquele algo começa a fazer parte de nós. Isto é chamado de "prodigiosa união", incomparável com qualquer outra experiência. Podemos aplicar esta união a Um, o Todo. Unidade com a Luz. Conhecer algo que não seja profundamente não atinge o nosso ser como todo.
Podemos distinguir pelo menos dois processos no conhecimento: A reunião de informações pela mente e a integração das informações, através da fusão entre mente e coração.
O conhecimento desta forma dá sustentabilidade a uma convicção que diferencia do simples saber por uma informação.
Este conhecimento que traz junto a convicção, porque foi algo íntimo, experimentado, pode se tornar em um instrumento de expansão da mente e obtermos bem estar. Através da Cabalá podemos vivenciar este conhecimento, que não tem apenas a finalidade de mudar o físico, mas mudar as conexões e ligações. Estudos da Cabalá-Escola Cabalística