segunda-feira, 29 de abril de 2013

Hemisférios do Cérebro e a Cabala

O nosso cérebro é apenas dois por cento da massa corporal, e recebe 25% do sangue bombeado pelo coração.Pela pesquisa sabemos hoje que o hemisfério dominante no cérebro humano é o esquerdo (98%), responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Enquanto que o hemisfério direito é responsável  pelo pesamento simbólico e a criatividade.
O lado direito tende a ver o "quadro inteiro". Baseia-se numa resposta intuitiva, o que proporciona inspiração e criatividade. O lado esquerdo desenvolve a lógica, a racionalização, a compreensão. O que percebemos é a semelhança destes dois lados com as duas Sefirot superiores da Árvore das Vidas: Hokhmáh (Sabedoria) e Bináh (Entendimento). Sabemos que a Árvore das Vidas pode ter aplicabilidade no ser humano. O lado direito assemelha-se a Hokhmáh, e o lado esquerdo a Bináh.
Foi desenvolvido por um médico da Clinica Menninger, nos Estados Unidos um processo chamado de "biofeedback", onde se provoca as ondas teta, sinal que o lado esquerdo esteja relaxado, e assim possa identificar Hokhmáh e Bináh como fluxos. 
A nossa Escola Cabalística oferece em seus Cursos de Cabalá e Meditação Cabalística exercício utilizando  "biofeedback".
Hokhmáh seria a "alma" da idéia. Bináh podemos considerar como disciplina e definição. Isto é caminho para a criatividade. É necessário que aproveitemos a centelha criativa de Hokhmáh através da disciplina e prática através do fluxo de Bináh. Estudos da Cabalá-Escola Cabalística.