segunda-feira, 4 de março de 2013

Consciência e Espiritualidade na Cabala

A Cabalá aborda o Universo como um todo, lógicamente muito mais amplo que em termos físicos. Observe que o universo físico está condicionado a tempo e espaço, agora o universo metafísico vai em níveis de consciência. Não se trata de partes estanques, mas de um fluxo contínuo.
O Zohar* nos diz: "Para criar o mundo, Ein Sof (Infinito) emanou uma centelha secreta (Consciência Primordial) da qual toda a luz emergiu e irradiou-se. O mundo superior foi formado com esta luz." (I,56a-b). Então segue dizendo da consciência do mundo inferior que necessita de luz. Nisto estão os esforços, os anseios das pessoas na busca pelo caminho da espiritualidade. Não podemos separar dimensões espirituais do nosso mundo fisico. Existe a interconexão de todas as dimensões.
Níveis da Alma podem ser relacionados com níveis de consciência. Por exemplo, Néfesh está associada ao âmbito da consciência física. Os Níveis da Alma mais elevados estão, figurativamente, mais próximos da Fonte. Se nossas mentes se contraem e se enrijecem, nossas atitudes não são benéficas, somos afetados por um tipo de consciência. Podemos dizer comparativamente, que nos "poluímos" desta maneira.
A Toráh (Código Cósmico) nos relata um sonho que teve Yaakov (Jacó) onde viu uma escada que da terra alcançava os céus. (Gen. 28). A Cabalá nos ensina através do Zohar que "a escada de Jacó simbólicamente permitiu que ele visse todos os níveis de consciência como um só, toda a consciência primordial unida num todo" (I,150a). Isto mostra a possibilidade que temos a partir da condição que estamos, de elevarmos a nossa Consciência. A ampliação ou redução da nossa Consciência Primordial é exclusivamente responsabilidade nossa.Estudos da Cabalá-Escola Cabalística.
                                   *****
*Zohar é um trabalho Cabalístico do século II que envolve uma sequência de livros, abordando toda a Toráh e aspectos da espiritualidade Cabalística.
                                  *****
-Sugestões de leitura:
Sobre a Alma:
http://www.pesquisacabala.com.br/2011/04/sobre-alma.html
Sobre Níveis da Alma: