quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Níveis da Alma, Essência do Humano

Continuação do artigo anterior. Falávamos do acesso as energias da Árvore da Vida. As raízes da Árvore da vida se encontram na parte superior e não na inferior. Na Árvore da Vida temos as Sefirot associadas aos Mundos ou Universos. A medida que a energia, Luz, desce pelos mundos adquire a devida materialidade, isto é Desejo de Receber que se concretiza inclusive na respiração e no batimento do coração. A vida se manifesta fazendo transformar o Desejo de Receber em atos. A questão é transformar o Desejo de Receber para Si em Desejo de Compartilhar. O nosso foco deve ser superior, no sentido de unificar toda a diversidade com a fonte de Luz, origem de todas as coisas. Fora disto ficaremos limitados ao físico, sem a percepção da unidade. Lembrando que estamos em um Universo todo interconectado. 
Quando a Cabalá fala de Luz indica a orientação para o ser humano, pois a Luz abrange a tudo e a todos(a).
A nossa Escola Cabalística  Estudos da Cabalá, entende que os cinco níveis ou dimensões da alma indicam também o grau da espiritualidade, e distância da Luz. Assim Néfesh que está associada ao físico, é dito como a energia que abastece o corpo de calor e movimento.
Estes diferentes aspectos dos níveis da alma, são a partir da nossa percepção. Assim Ruách, Sopro, está associado a emoção, Neshamáh comparada a uma qualidade que poderia definir a consciência humana, o Sêfer Zohar diz (I,62b) da sua associação no caráter da pessoa, então temos Hayáh e Yehidáh, níveis superiores da alma. Aqui apresentamos apenas um aspecto dentre outros, que se estuda profundamente no nosso Curso de Cabalá.
O desafio é o nosso progresso a nível metafisico ou espiritual, para que avancemos nestes níveis. Lembrando que o estado de Consciência Alterada transcende os cinco sentidos.*Dia 16/02, Iniciação Cabalística, às 14:30 hs.*Conversar sobre Cabalá, tirar dúvidas, inscreva-se  no "Fórum da Cabalá" neste link:https://groups.google.com/d/forum/estcab.Estudos da Cabalá-Escola Cabalística