terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Geometria na Cabalá

O surgimento dos céus e a terra, a Toráh (Código Cósmico) nos fala, dizendo em hebraico o termo Bereshit (בּראשׁית) que significa "No princípio...". Esta é a tradução comum que encontramos. O Zohar dentre outros aspectos, nos fala do aspecto geométrico do surgimento dos céus e da terra. Diz que בּראשׁית (Bereshit) pode ser lido assim בּרא שׁית (Bará Shit), isto é "criou seis". O Zohar diz "De um extremo dos Céus ao outro extremo dos Céus, seis direções que se expandem..." Estas seis direções principais são as que balizam toda existência. Temos assim um desenho geométrico que seria de seis pontas, uma estrela.
Mais do que uma figura geométrica revelada, a nossa Escola Cabalística entende que ela oferece alguns elementos. O triângulo para baixo dentro desta estrela, água e ar, e o triângulo para cima montanhas e fogo.
Outro aspecto é o triângulo descendente dando a conotação da manifestação da Luz, e o triângulo ascendente, da possibilidade humana de ascensão. Também podemos considerar Mundos Superiores para cima, e para baixo, Mundo Inferior. As seis pontas dando a indicação do tempo na criação (entendida a partir do Big Bang). A Árvore das vidas surge tomando configurações a partir do hexagrama.Esta figura geométrica e outras que temos dentro da chamada Criação, nos traz segredos cósmicos para quem está neste caminho. Sem dúvida temos aqui em sua forma, uma prática e uma disciplina espiritual. Estudos da Cabalá-Escola Cabalística