quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Klifôt

Na nossa vida conhecemos o que seja ação-reação, causa-efeito. Isto ocorre tanto a nível fisico quanto a nível espiritual ou metafisico. Quando analisamos do ponto de vista metafísico veremos o surgimento das Klifôt que são cascas ou véus causados por ações negativas humanas. Daí surge a dúvida, a incerteza a respeito da Luz. O lugar das Klifôt está no Mundo ou Universo da Ação. Nos outros Mundos ou Universos não cabe isto.
Quando há o despertamento do ser humano para o metafísico ou espiritual como a Cabalá diz, significa a decisão de Malchut (Nukvah)[Malchut é a que está embaixo de tudo na Árvore] se unir a Zeir Anpin que são as seis Sefirot acima. A correção acontece quando há este despertar, é o que a Cabalá denomina de o despertar de baixo. Assim se abre para receber Luz de cima que é o que se chama despertar de cima. O Zohar nos diz que o despertar de cima é consequência do despertar de baixo. A recepção da Luz pode se manifestar de várias maneiras.
O resultado do despertar para o que é espiritual ou metafísico como a Cabalá diz, provoca a unidade das Faces. Quanto mais elevada seja a Luz maior será a quantidade e qualidade de beneficios. Estudos da Cabalá-Escola Cabalística.