quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Coração

"Com 32 caminhos místicos de Sabedoria...." Assim começa o Livro da Criação ou Formação (Yetsiráh). Isto é a soma das 22 letras  com mais as dez Sefirot. Em hebraico os numerais são as próprias letras, então 32 é לב. Além do número temos aí a palavra  לב (da direita para esquerda) Lêv que significa coração. A Cabalá nos ensina que é no coração que a ação da mente é manifesta.
O coração é vital ao nosso cérebro. Quando o coração pára de funcionar, a mente não pode mais exercer influência sobre o corpo. Assim o coração é tipo um vínculo entre a mente e o corpo. O coração é dominante de todas as partes do corpo
O coração é chamado o "rei da alma" e também é descrito como experiência metafísica como"um correr do coração".
É dito sobre a Sabedoria, e esta é considerada como a Mente pura. Neste nível não existe distinção entre passado, presente e futuro. Na Sabedoria como estamos considerando, se incluem a todos os seres humanos. 
Visto que os 32 Caminhos se expressam com letras e números, logo  são manifestações do Entendimento, assim coração nos remete ao Entendimento.Lembrando que no entendimento temos a verbalização.
Na Meditação Cabalística temos prática meditativa para trabalharmos estes níveis.
.Estudos da Cabalá- Escola  Cabalística