quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cabalá, Sabedoria do Deserto

A Cabalá já tem sido muito difundida na mídia, mas há aspectos a serem abordados. A sabedoria da Cabalá vem desde  o patriarca Abraão ou Avraham. 
Ele está entre as clãs seminômades. Vemos na Toráh que ele teve uma conexão que resultou na sua saída. Sabemos que Avraham teve uma percepção muito maior, que o Criador é Um. A sua percepção foi que havia uma Fonte metafísica. Assim temos uma espiritualidade que surge no deserto. 
Avraham andava pelo deserto. No capítulo treze de Gênesis, vemos ali o reconhecimento do Tetragrama (Yôd, Hê, Vav, Hê). Sabemos que no Tetragrama podemos ter a unificação das Sefirot (fluxos de energias). Isto mostra a espiritualidade avançada que Avraham estava vivenciando e recebendo.  A partir dele temos a percepção da Unidade de todo o Cosmos. 
A Cabalá é uma sabedoria e espiritualidade do deserto, sem estruturas religiosas. Uma sabedoria (e não uma religião) para todos e todas, conforme mostra em Gênesis que, Avraham passou este conhecimento para todos os seus filhos e aos filhos das suas concubinas (25:5-6).  O Talmud diz que ele ensinava os mistérios que envolvem o "oculto" a eles. Avraham também nos ensina da astronomia/astrologia, a partir dos sete planetas. Este conhecimento da criação foi deixado em um escrito que é atribuído ao patriarca. Isto inclui o Nome Sagrado Divino que revela além da nossa percepção, através da Árvore das Vidas que traz conexões de energias.  
Esta sabedoria é capaz de nos fazer transcender e ascender para se unir com Aquele que é Um, diminuindo a nossa visão de multiplicidade.
.Estudos da Cabalá- Escola  Cabalística