quinta-feira, 2 de junho de 2022

Ego e Realidade Superior


 O Cabalista e Rabino Yehudah HaLevi Ashlag (1885-1954) em seu comentário do livro "Ets Chaiym" (Árvore das Vidas)  do Isaac Luria (1534-1572) diz: "Devemos recordar que toda a Sabedoria da Cabalá está baseada em estratos espirituais que não requerem nem espaço nem tempo e nenhuma falta ou mudança os governam, nem os afetam." Depois ele diz: "... a mudança atua somente sobre os estados materiais...".

Para compreendermos vejamos: os sentimentos ou emoções não ocupam espaço físico. Quando a pessoa entristece não significa que a alegria deixou de  existir, mas esta pessoa é que não sente naquele momento a alegria.  Conforme o que sentimos é a nossa percepção da realidade. Uma pessoa triste terá a visão diferente do mundo de uma pessoa alegre. 

As emoções e o pensamento são meios que nos conectam com a realidade, e que se tem para realizarmos a nossa vontade ou desejo. 

A diferença está na qualidade da vontade ou desejo que temos. Desejos  que visam apenas satisfazer o nosso Ego  ou desejos não-egoístas. O desejo egoísta visa apenas a vantagem ou lucro  pessoal e material em cima do outro, portanto trata-se de uma realidade que se considera apenas o material ou o físico. O contrário ( desejo não-egoísta) considera uma realidade maior,  revelando uma visão ampla.

O Metafísico não depende e não é afetado pelo espaço ou tempo. A Realidade Metafísica causa repercussões físicas, emocionais e no pensamento. Daí a importância de se conectar com a Realidade superior. 

Qual o requisito necessário para começarmos a nos conectar com esta Realidade mais ampla?  A sua atitude  interior em resistir ao Ego.

Para isso, é necessário conhecer a si próprio e os planos da realidade. Assim você iniciará sua caminhada para elevação da consciência e transformação da percepção da realidade. A Cabalá é o meio que nos capacita nesta jornada.