quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Os Mundos na Cabala.

A nossa percepção pelos sentidos físicos é limitada. O contato direto com Or Ein Sof ( Luz Infinita) não é possível, para resolver esta situação é que temos o que podemos chamar de "transformadores" que são as Sefirot e os Mundos (עולמות) Olamôt. Estes Mundos representam níveis de consciência, quatro níveis de Criação. Nosso mundo físico e outros três entre nós e a Luz Infinita.

Os quatro mundos começando do mais alto, mais próximo de Ein Sof (Infinito) que é Atsilut (אצילות) Emanação. Palavra que vem de etsel "junto a" ou "emanado de". Isto nos revela que é dele que emana Luz Infinita. Atsilut está no campo do infinito e todas as Sefirot aqui são infinitas.

Na próxima etapa temos Beriáh (בריאה) Criação. O conceito inicial é desenvolvido e os planos da criação são mais detalhados. Uma forma de existência começa a adquirir forma independente.

A fase seguinte é Yetsiráh (יצירה) Formação. Neste Mundo é que são feitos os planos finitos para a Criação. Nele predominam as seis Sefirot (Guevurá, Héssed, Tiféret, Hôd, Netsach e Yessôd). Aqui temos o envolvimento emocional (vejam as Sefirot envolvidas) com o plano que adquire força. Não temos mais apenas um conceito, mas está sendo tomadas medidas para se concretizar.

Por último Assiáh (עשיה) Ação. É o plano concretizado. Aqui temos a forma de independência total. É o mundo que vivemos. A Luz Infinita está oculta, enquanto nos Mundos superiores a Luz Infinita está evidente. Devido a esta ocultação é que podemos ter o livre arbítrio.