terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Árvore da Vida e Nós.

 



O Sêfer Yetsiráh diz: 

"Dez Sefirot do nada, dez e não nove, dez e não onze. Entende com sabedoria, sê sábio com Entendimento. Examina com elas e sonda com elas. Faz que (cada) coisa se erga sobre sua essência e faz que o Criador se assente em Sua base." (1:4)

Geralmente é denominada Árvore da Vida, mas quando olhamos no hebraico vemos que é literalmente Árvore das Vidas (עץ החיים). Dela emanam dez Sefirôt que são níveis de energia-consciência acessível a nós. São dez "aspectos" da Luz Infinita que fluem até nós. Interessante a descoberta da Física Quântica que temos dez dimensões. Cada Sefiráh opera em uma determinada energia que é utilizada para abrir um caminho para a Luz.

Estas energias chegam até a nossa aura e à medida que entram se expressam de acordo com a necessidade. Logicamente se temos klifôt (bloqueios) haverá impedimento para este fato.

Aqui faremos uma abordagem simplificada. A Árvore das Vidas desenvolve-se a partir de Kéter (Coroa) que é a unidade e contém toda potencialidade. Temos Chochmáh que é a sabedoria ou inspiração, Bináh que significa entendimento, Héssed que é compaixão, o lado não egoísta, Guevuráh que significa força que nos faz lembrar da autodisciplina.

Tiféret que significa beleza. Ela está localizada na coluna central insinuando o receber para compartilhar.

Netzach significa vitória, é o seguir em frente, afinal é uma energia que representa Moisés. Hod que significa esplendor, majestade que reflete a Luz para Yesôd que significa fundação, fundamento do que se manifestará na próxima Sefiráh que é Malchut é a maior vontade de receber, o maior poder de ação. A tradução de Malchut é soberania.