terça-feira, 16 de setembro de 2014

Caminhos de Sabedoria


 . Muito se fala em caminhos espirituais, e a Cabalá também trata sobre o tema. A senda espiritual que assumimos refletirá a nossa qualidade de vida. Espiritualidade é para nos tornar pessoas melhores, como diz o pensamento Cabalístico, “não estamos aqui para sermos bons, mas para sermos melhores.

 

. “Com 32 caminhos místicos de Sabedoria gravou Yah” (Sêfer Yetsiráh). São 10 Sefirôt e 22 letras do alfabeto Hebraico. Lembrando que quando se fala em alfabeto Hebraico não estamos referindo estritamente a um idioma.

 

. Dez Sefirôt (fluxos de energia) são consideradas básicas na existência. As letras e as Sefirôt são elementos básicos do surgimento do Cosmos, a qualidade e a quantidade.

 

. A palavra caminho usada no Sêfer Yetsiráh, não se trata de um caminho comum. A palavra comum para caminho é Dérekh. Mas aqui é usado Netivôt (caminhos). Aquele(a) que aspira a caminhos mais elevados não trilhará por caminhos comuns.

 

. Estes caminhos (Netivôt) não estão evidentes ou claros, mas é necessário descobri-los pela Cabalá. Por isto a Cabalá é inviável o aprendizado apenas por leituras, é necessário um estudo orientado. As orientações são sinalizações que se percebem pelo aprendizado orientado da Cabalá.

 

. Estes caminhos são chamados de místicos. O sentido da palavra místico no caso, é que estão ocultos, são transcendentais. Transcender significa atravessar um limite físico ou simbólico. É ir ao essencial.

 

. Huxley (1894-1963) nos diz: “se a maior parte de nós permanece ignorante de si mesma, é porque o autoconhecimento é doloroso, e preferimos os prazeres da ilusão.”. Quando conhecemos a nós mesmos, é perceberemos necessidades. A transcendência é necessária para que vivamos a verdadeira realidade.

 

. São caminhos místicos de Sabedoria. Isto é, ir além dos pensamentos. Sabedoria é a força mental que transcende o tempo.

 . Assim poderemos encontrar nossos caminhos espirituais, e termos a percepção diferenciada deste mundo que estamos, Mundo de Assyáh (Ação).