sexta-feira, 13 de junho de 2014

Consciência da Alma

. Cada um dos Mundos que a Cabalá nos ensina, apesar de nomes diferentes mas são concêntricos. Adam Kadmon, a fonte arquétipa; Atsilut, emanação; Beriáh, criação; Yetsiráh, formação; Assyáh, físico. Em cada um destes mundos obtemos uma visão única. E temos ainda os Níveis da Alma associados aos Mundos. Aqui abordaremos os três primeiros Níveis da Alma.
. O nosso objetivo é atingir a felicidade duradoura, que não significa a necessidade de morrer para isto. Este mundo físico temos pensamentos negativos, fatos negativos. O exterior é o aparente, é o passageiro, o que permanece é a essência.
. O "investimento" na nossa essência fará diferença. A nossa essência é a nossa Neshamáh (Alma). Assim temos Néfesh um nível mais denso da Alma, associado ao instinto. Ruách, associado às emoções, à fala, as quais se movimentam pelo corpo. O nível da Neshamáh é um nível e um termo que é usado de forma geral para denominar a Alma.Está associado com o pensamento. O Sêfer Zohar nos diz que Neshamáh reside no caráter da pessoa (I, 62b).
. Numa visão espiritual, nossa vida é animada por ações com consciência e uma vida limpa. O Zohar também nos fala de uma sequência dos níveis da Alma a partir de Néfesh (I, 206a).
. A partir do refinamento da nossa vontade e desejo poderemos ascender. E assim, poderemos tomar consciência de outros níveis da realidade, aplicando Maassê Bereshit (Principios da criação) e Maassê Merkaváh (Trabalho de Carruagem- ascensão). Estudos da Cabalá-Escola Cabalística.