sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cosmologia na Cabala

. Um dos conceitos errôneos que se tem é que as letras Hebraicas constituem apenas um alfabeto ou parte de um idioma. Muito mais que simples letras de mais um alfabeto ou idioma, as letras Hebraicas na perspectiva da Cabalá, constituem forças primordiais, forças energéticas. O inicio do Universo foram utilizadas letras do alfabeto hebraico. O Livro da Criação  (Yetsiráh) nos diz : "Formou com elas tudo o que tem sido formado e tudo o que será alguma vez formado". A combinação destas forças primordiais, energéticas deu surgimento ao Cosmos. O Tsimtsum (restrição da Luz) que a ciência chama Big Bang deu origem a um ponto chamado Kéter, que foi a primeira Sefiráh. No Zohar é chamada de Ponto Supremo.
. Deste ponto através dos ramos são emanadas as Sefirot (fluxos de energias) e os Mundos, que também são quatro níveis ou manifestações. Mesmo assim a Unidade permanece.
. Os processos relatados na Cabalá se aproximam da Ciência Moderna da origem do Cosmos, chamado Modelo Inflacionário. Esta teoria cientifica coloca que nos momentos iniciais do Cosmos, passou por um crescimento exponencial. Na Cabalá podemos ver a Consciência Divina pré-existente (Ein, Nada) que cria uma expansão (Ein Sof, Infinito) e emite a Luz Infinita (Or Ein Sof).
. Daí pela Cabalá podemos experimentar do equilibrio das Emanações, a partir da emissão da Luz Infinita gerando as esferas com seu espectro especifico. 
. Somos co-participantes na Unidade Cósmica, e não marionetes, na medida que podemos trabalhar a nossa retificação (Tikun), além das práticas Meditativas para elevação da Consciência e ascensão. Estudos da Cabalá-Escola Cabalística