quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Os Sonhos na Cabala

. Você lembra do que sonhou na última noite ? Mesmo não lembrando mas nós sonhamos. E o que é o sonho? Uma definição mais simples nos é dada pelo dicionário que diz que é uma "associação de imagens...que se formam no espírito da pessoa enquanto dorme". 
. Nos ensinos da nossa Escola Cabalística, o nosso universo não indica a totalidade da existência. Existem outros Universos e Dimensões acessíveis. O estado de sono, ou quando estamos dormindo, representa 1/60 avos da morte. O nosso corpo fisico quando dormimos não para, apenas diminui suas atividades. Assim são mantidas as funções vitais. E a alma retira para outras esferas. O sonho é um instrumento que pode ser usado para uma maior compreensão nossa, do universo e da Luz. Nos é dito pelo Talmud (debates da aplicação da Lei), que o sonho pode nos revelar nossos pensamentos mais íntimos e mais secretos e os que mais recusamos, nossos medos, aspirações e desejos.
. Podemos dizer que o sonho nos imprime uma sensação.O Cabalista Rabino Moshéh Chaim Luzzatto (1707-1746) nos diz a respeito dos sonhos: "Os aspectos superiores da alma  se elevam e se separam do corpo". Assim podemos ter visões de fatos que vemos em formas de sonhos. O Sêfer Zohar nos adverte que não se deve contar um sonho a qualquer pessoa.
. Quando um sonho é verdadeiro e quando não é? Depende. O Zohar mesmo nos diz (I,150b) "certos sonhos são verdadeiros e outros falsos" Se somos egocêntricos na vida diária, os nossos sonhos não são verdadeiros. Nem todos os sonhos provem de fonte divina. Quanto mais verdadeiros forem nossos sonhos, poderemos ser mais sábios nas decisões. 
. O Sêfer Zohar nos ensina diferentes meios de modificarmos a qualidade dos nossos sonhos. Na nossa Escola Cabalística temos práticas Meditativas e até um Mantra (no caso dos sonhos) para nos ajudar no equilibrio e assim por consequência nos elevarmos a nível de Consciência. Isto se refletirá nos sonhos. Estudos da Cabalá-Escola Cabalística.