segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Beleza, Tiféret na Cabala

Tiféret é a  de cor amarela no centro.
Concursos de modelos, manequins, moda, concurso de Miss, tudo isso remete ao que é conceituado como beleza de modo geral. Lógico que paisagens naturais e urbanas também entram no conceito de beleza. O Dicionário nos informa o seguinte sobre beleza: "Qualidade do que é belo". Belo, "que tem forma ou aparência agradável, perfeita, harmoniosa".
Na Cabalá, especificamente na Árvore da Vida, na coluna central temos a Sefiráh Tiféret que tem o sentido de beleza. Mas é dito também que beleza e verdade são aspectos da mesma qualidade.
Tiféret integra o receber e o compartilhar. Se observarmos esta é a base de relacionamentos. Observe que este receber e compartilhar pode ser visto a partir da própria natureza. Todos nós viemos a este mundo com talento para contribuir, para acrescentar neste mundo. 
Nela temos a Luz que atua a partir de um ponto harmonioso.Quando a exercitamos, temos uma prática curativa. Saúde é o todo do nosso ser. Podemos em Tiféret refletir sobre os níveis mais altos da nossa identidade.O metal representado aqui é o ouro, isto é significativo.
As escolhas e suas consequências dependem do quanto nós conhecemos a nós mesmos. Muitas vezes as pessoas interiorizam conceitos sobre ela, que lhe foram ditos por familiares ou amigos. Estes conceitos nem sempre conferem. Nos caminhos que tomamos importa não o que deseja o nosso ego, mas sim num linguajar Junguiano, importa o nosso Self. Quando nos elevamos pela Árvore da Vida, Tiféret, a Beleza, deve nos conduzir a uma reflexão do encontro do nosso Self. Conheça nosso Curso de Cabalá.Estudos da Cabalá-Escola Cablística