quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e até hoje não consegui descobrir a origem do pensamento machista, senão por um preconceito com a mulher. 
Desde o principio observamos na Torah quando o Criador disse que ia fazer a mulher,  Ele disse conforme, compatível, do mesmo nível com o homem, assim é a expressão no hebraico em Gênesis 2:18. Foi uma mulher ( a filha de Faraó) que salvou e criou Moisés, quando o Faraó ordenou a morte de todos os meninos. E sabemos que Moisés é que foi chamado a liderar o povo na libertação da escravidão egipcia. Várias palavras significativas em hebraico são femininas.  A Tanakh nos apresenta a liderança de mulheres no povo de Israel, como Ester, Ruth,  a juíza Hulda, Débora e outras.
Na Cabalá as mulheres avançaram no Tikun (correção), a partir do evento do Bezerro de Ouro quando sómente elas se recusaram de participarem.
A intuição e percepção aguçadas são marcas femininas no mundo, afinal como diz o pensamento, a qualidade interior da feminilidade transcende a mente dos homens.
Já passou da hora de colocar fim a qualquer preconceito contra a mulher, a qualquer violência com a mulher (lembrando que violência não é sómente física, mas também de palavras e atitudes).
Finalizo com o pensamento Cabalístico: “Cuida-te quando fazer chorar uma mulher, pois D'us conta as suas lágrimas."