segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Lidando com as Emoções

A Cabalá reconhece o perigo de se alimentar emoções negativas. Raiva, melancolia e outros sentimentos são obstáculos na nossa vida, enquanto que amor, alegria e outros, são influências positivas. Agora vem a questão, como lidar  com estas emoções negativas ? Claro que existem várias respostas, mas queremos abordar por dois aspectos, dentre outros.
A maturidade pode nos conduzir a observação dos nossos impulsos sem julgamentos. Um aspecto seria a perseverança, que constrói experiências que conduzem a bons hábitos emocionais. Escolhas que gerem sentimentos positivos. A nossa vida é feita de escolhas. A prática é fundamental.
Outro aspecto é, como vivenciamos os nossos sentimentos ou as nossas emoções em resposta ao que é externo. Daí a necessidade da restrição para evitarmos o "curto circuito" emocional.
A Cabalá nos ensina que a criação não está completa. Nós criamos o ambiente e as condições através dos quais o Universo pode ser aperfeiçoado. 
Cuidado com exagero. Algo acontece e conforme cresce na nossa imaginação, as emoções acompanham. As emoções reagem ao nosso comando mental. Não minimize, mas seja preciso, assim sua mente e reação estarão em sintonia. Lembre-se, uma pessoa que conduz sua vida obedecendo a desejos imediatistas terá uma vida cheia de explosões.
Podemos dizer que a alma é tipo um "cordão umbilical" com o metafisico. A alma incluida no ser humano, pode capacitá-lo a tomar decisões. Assim cada um de nós canalizamos diferentes quantidades de fluxos de emoções, que sua manifestação depende da sua postura diante da vida e do Cosmos.