terça-feira, 16 de agosto de 2011

Saber e Conhecer

. Quando vemos uma propaganda, ficamos sabendo que ela se dirige a nós com um conteúdo. Então um aspecto é saber sobre algo. O saber  pode sofrer mudanças. Diferente é quando falamos em conhecer. A Toráh (que é um código cósmico) nos fala que "o homem conheceu a Eva sua mulher, e ela concebeu..." (Gn.4:1). Todo conhecimento é intimidade, porque se une, se funde a algo. Logo a superficialidade não traz mudanças e não nos entusiasma. Quando o conhecimento, o conhecedor e o conhecido se unificam, temos a crença. Isto não se deixará influenciar por outro. 
. O que queremos chegar é que a mera informação pode não nos afetar, enquanto que a crença como unificação do conhecimento, do conhecedor e do conhecido surtirá efeito. Neste sentido podemos dizer que a crença é um eficiente instrumento que molda não somente nossas escolhas e comportamento como pode afetar o nosso bem estar.
É necessário estabelecer uma conexão íntima, e não apenas saber sobre a Cabalá. Isto acontece pelo estudo, conhecimento sistemático orientado e prática.Estudos da Cabalá-Escola Cabalística