sexta-feira, 4 de julho de 2014

Tempo na Espiritualidade

www.pesquisacabala.com.br
Relógio do Sol
. A tecnologia veio para facilitar a vida do ser humano, e logicamente para lhe poupar tempo. Mas você já observou que as pessoas estão cada vez mais sem tempo ? O tempo tem sido algo que tem desafiado o ser humano. Com a justificativa de tempo, se está perdendo momentos que, com certeza, fariam a diferença na nossa vida.
. Na Teoria Geral da Relatividade proposta por Albert Einstein (1879-1955), os conceitos clássicos de espaço e tempo como entidades absolutas e independentes são abolidas. Quando éramos crianças, o tempo parecia não passar tão rápido. A medida que crescemos, temos a impressão que o tempo flui mais rapidamente.O tempo mudou ? Não, isto se trata da nossa vivência. Na Cabalá temos o seguinte pensamento: tem pessoas que vivem setenta anos em um dia, e outras vivem setenta longos anos em dias rotineiros e enfadonhos.
. A maioria das pessoas acham que o tempo passa, mas o tempo permanece o mesmo. A questão está no observador e não no tempo. A ilusão do tempo existe porque ele oculta a causa do efeito. Então começa a se viver de efeitos, por isto vem a síndrome do "De Repente", de repente aconteceu isto, de repente aconteceu aquilo...Esta síndrome leva a ideia de "sorte" e "azar". Na verdade o que acontece é a ilusão do tempo.
. Na espiritualidade não existem divisões de tempo (passado, presente e futuro), pois isto se contrai no momento presente, onde estamos vivendo a experiência. Passado e futuro estão naquele momento. Podemos ampliar nossa experiência espiritual neste mundo com níveis elevados de Consciência. O que pode nos levar a ultrapassar a experiência de espaço e tempo é a Meditação, que pode transcender a consciência comum de tempo.
. O que de fato pode mudar é a nossa perspectiva e vivência com relação ao tempo. A melhor maneira de "viajar" no tempo é vivenciá-lo com a espiritualidade, o que inclui a Meditação. Espaço e tempo são construções da mente. Estudos da Cabalá-Escola Cabalística