quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Vontade e Merkaváh

O Zohar nos diz : "No Princípio da revelação da Vontade do Rei..."Aqui temos a expressão da vontade. Isto também podemos perceber no plano humano, a vontade é a primeira etapa de todo ato. Antes da ação o ser humano "pensa" o que fará e de que modo fará, mas a vontade é anterior ao pensamento.
Agora o que existe por cima da vontade ? A Cabalá nos responde é a Neshamáh (alma). Nas Sefirot, o ato se relaciona com as sete Sefirot inferiores. O pensamento com as três superiores. Assim podemos associar a Sefiráh Bináh (Compreensão) à vontade, e a Sefiráh Hockhmáh (Sabedoria) ao início da vontade.
O pensamento discerne entre os diferentes aspectos da nossa vontade. Tudo é parte de uma realidade indivisível, da qual cada Neshamáh é uma manifestação. A nossa Escola Cabalística  entende que trabalhar o nosso refinamento está também associado ao trabalho de Merkaváh, que é o meio que pode nos fazer ascender aos Mundos Superiores. Dessa forma podemos elevar o nosso limitado mundo ao Infinito. Os detalhes deste assunto estão no nosso Curso de CabaláEstudos da cabalá-Escola Cabalística.