segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A Consciência de Avraham

O patriarca Avraham (Abraão) foi o primeiro Cabalista. Ele começou uma reparação da consciência e preenchendo a lacuna entre percepção e realidade. Ele estabelece uma nova consciência. Avraham vivia numa sociedade, onde se tinha a crença em diferentes forças da natureza criando poderes diferenciados, personificados. Era a partir daí que as pessoas viam a realidade, e a maneira como se vê influencia o comportamento. Num mundo assim, cada um se preocupava sómente consigo. O ganho de um era prejuízo do outro, se posso me dar bem está tudo bem, vale tudo. Isto porque a sociedade era vazia do senso de Unidade, o que tornaria as pessoas responsáveis.
Avraham começou ter uma percepção diferenciada. Uma percepção mais ampla da realidade. Percebia a realidade como indivisível e interconectada. A realidade não é um receptor de fragmentações, mas havia propósito no todo. Então é necessário responsabilidade e cuidado. É o senso de interdependência. Lógicamente a percepção da unidade do Criador e do Cosmos, isto é o que chamamos de poder do Um.
Se olharmos o nosso mundo veremos a falta desta consciência,  que percebe o todo, que percebe a Unidade. A Cabalá nos fala desta realidade que vai além do mundo físico. Há necessidade de alcançarmos esta Consciência, para isto temos que estar dispostos a transformação que nos conduzirá a uma elevação.
Será que a sociedade moderna é muito diferente da sociedade que estava o patriarca ? Lembre-se para a Cabalá conhecimento é conexão íntima. E também a prática. Comecemos a remover nossas Klifôt (cascas) que nos impedem no avanço para esta conciência. As nossas decisões é que constroem o nosso futuro.