quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Pensamento e Baal Shem Tov

Você já tentou ficar trinta segundos sem pensar? Você já observou que quando pedem para não pensar em algo, então é que pensamos! 
Os discipulos de Baal Shem Tov (1698-1760) ouviram falar de um grande professor que viria a cidade, e foram pedir licença a Baal Shem Tov para estar na aula deste professor. Mas antes perguntaram a Baal ShemTov como saberiam se ele (este professor) era um grande professor. Baal Shem Tov respondeu: "Peçam que ensine como evitar que pensamentos ímpios pertubem suas orações e estudos". E continuou: "Se este professor der um parecer a este respeito, voces saberão que ele não serve".
A questão não é alcançar um estado que não se pense em nada, mas sabermos como lidar com situações, pessoas e pensamentos. Quem achava que transmissão sem fio é algo da tecnologia moderna, os nossos pensamentos já provam que não. Contudo outras influências  afetam os nossos pensamentos e nosso comportamento, sem que haja uma avaliação real da nossa parte.
O que importa nisto é o processo de aprendizagem para lidar de forma apropriada com os nossos pensamentos, e nisto a Cabalá e sua prática meditativa podem nos tornar mais harmonizados. Estudos da Cabalá-Escola Cabalística