quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Cabalá e Shavuot

Estamos nos aproximando da festividade de Shavuot, que terá início  no próximo dia 07. Shavuot significa semanas. Esta festa celebra a entrega da Torah. Lembramos que a Torah é um código, é o manual genético da humanidade. As festas são periodos especiais onde temos também energias especificas. São também oportunidades de ascensão na espiritualidade.
Antes de receber a Torah, o povo saiu do Egito, e caminhou por cinquenta dias. Podemos dizer que foi um presente a saída do Egito, que mostra também a ação do Criador. Agora saem para receber a Instrução (que é Torah em Hebraico), que deverá levar ao reconhecimento maior da Luz. A Torah é a revelação da Luz. É em Malchut, o nível que estamos, que temos a Torah escrita. Temos na Torah ações da Luz no Desejo e como a Luz move o Desejo.
O Zohar diz que "os Céus declaram o trabalho de Suas mãos. Estes são os amigos que se tem unido..." referindo-se em seguida ao estudo na noite de Shavuot. É costume dos que estudam Cabalá, estudar durante a noite de Shavuot para sua correção