quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Ser Humano e a Terra

A radiação, o aumento de áreas desérticas, o aquecimento do planeta, o problema da água, o desmatamento, são fatos que não estão tão longe de nós, visto que isto tem afetado o planeta que estamos. Já foi apontado que daqui alguns anos teremos falta de água potável. Todas estas questões são geradas a partir da presença humana. O ego é parte destes problemas. O ser humano vive ao que parece esquecendo de que a natureza é um sistema, e que cada ação negativa afetará a outros. O ser humano age como se não tivesse incluído na natureza.
A base da vida humana em suas relações, em seus negócios está baseada no ego. Ego gera egoísmo, e do egoísmo não podemos esperar bons resultados. O pensamento resultante nisto é: “Como explorar mais o próximo e a natureza em beneficio próprio?”
E a pergunta vem: “O que fazer então?”. Não podemos perder de vista que vivemos no mesmo “habitat” chamado planeta terra. Se queremos ajudar, devemos começar por nós mesmos, os seres humanos, que são os causadores da situação. Há necessidade de compartilhar, para que ninguém reduza seu esforço para o bem estar de todos. A questão inclui a educação no sentido de que a próxima geração tenha uma nova forma de se relacionar com o outro, e isto começa a partir de cada um de nós.