quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Criação e Héssed

. Quando lemos no início da Torah, vemos assim: No principio, criou D'us os céus e a terra...E D'us chamou a luz Dia e a escuridão, Ele chamou noite. ...A questão nestes primeiros versiculos da Torah é que parece haver repetições na descrição. As questões aqui envolvidas começam a ficar claras, quando lembramos que a criação é a transformação dos níveis de energia. A transformação não altera a raíz da energia. As Sefirot operam do mesmo modo, ao diversificar a energia original do Ein Sof.
. No primeiro dia da criação (a Cabalá tem um entendimento diferente sobre Criação), o nível de energia de Héssed. Quando falamos de Héssed, o patriarca associado a esta Sefiráh é Abraão. É bom lembrarmos que Héssed (bondade) vem da coluna direita da Árvore das Vidas, que representa o Desejo de Repartir. Assim podemos perceber que Héssed de certa foram é o que está por trás da Criação  A negação do ego é uma distinção que se faz em Héssed. Estudos da Cabalá-Escola Cabalística