quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

T'u B'shvat e Torah

Antes de abordarmos o nosso assunto, lembro o que diz o Rabino Berg que a Torah é o manual genético da humanidade. Um código cósmico. Já abordamos no blog sobre a genética do universo.
Neste próximo sábado (shabat), é T’u B’shvat, o ano novo das árvores. Se pensarmos em termos da física que nos fala da gravidade, vemos nas árvores uma força que as impulsiona ao contrário da gravidade. Isto nos traz cabalisticamente que o ano novo das árvores é um momento para vencermos nossas limitações. E somado a isto temos na parashá desta semana (isto é a porção da Torah) “Beshalah” que está em Shemot (Êxodo), a abertura do Mar quando o povo saía da escravidão egípcia. Fato que revela superação. E também encontramos o Nome que são os 72 Nomes, onde temos conexões que revelam o poder da Luz.
A meta da nossa vida é a plenitude, a felicidade, para isto temos que remover de nós as inclinações negativas. O obstáculo que temos é o nosso ego. É um momento oportuno para fazermos a conexão e assim começarmos a vencer as limitações do ego, das emoções, enfim da nossa vida.
Tudo isso somado ao poder do dia de shabat, que é o próximo, quando teremos T'u B'shvat e a parashá.
A Cabalá nos oferece ferramentas para isto, e temos um curso especifico sobre os 72 Nomes para você se aprofundar.