terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O que nos move

. A Cabalá proporciona também o autoconhecimento, e dentro desta perspectiva o autoconhecimento começa na percepção de que os cabalistas perceberam que é o que nos move : o desejo. É claro que temos muitos desejos...desejo de amar e ser amado, de ter saúde, de segurança. Os que lêem este artigo provavelmente ja tem experimentado algum tipo de desejo. Todos os desejosestão em busca da plenitude.
. O desejo de receber é um mecanismo básico através do qual o mundo opera, e afeta toda a criação. Afeta os quatro níveis da criação: humano, animal, vegetal e mineral. O ser humano é o que tem o maior desejo de receber, não só devido às necessidades materiais, mas a necessidade de paz, felicidade e satisfação.
. Surge então o desejo de receber para si mesmo, que é algo egoísta e só causa danos. A cabalá vai nos ensinar o propósito de tudo que recebemos, o equilibrio do desejo de receber para si e o desejo de compartilhar.
. O Rabino M. Chaim Luzzato (1707-1746) disse:
"Nosso dever é entender a Cabalá de maneira inteligente, não apenas como uma questão de fé. Temos que ter o consentimento do nosso próprio raciocinio".Estudos da Cabalá-Escola Cabalística