sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Cabala: Espiritualidade na Vida

. O que é espiritualidade? É preciso distinguir o que seja uma espiritualidade. Hoje existem muitos livros de auto ajuda que às vezes são confundidos com espiritualidade. Auto ajuda não significa necessariamente espiritualidade. Este fato não subestima a auto ajuda, apenas destaca a sua diferença.

. A Cabalá é uma sabedoria cósmica, mas também uma espiritualidade. A Cabalá não é religião. É anterior ao Judaísmo formalizado. Surge com o patriarca Abraão, que resultou na saída da Mesopotâmia.

. O termo espiritual tem a sua raiz em "respirar", "energia vital".A espiritualidade particularmente da Cabalá nos traz: uma percepção diferenciada, aonde se percebe a interconectividade de todo o Universo, um fluxo de iluminação superior, uma consciência elevada e percepção da Luz Infinita, e muito mais.

. Tudo o que vem através dos cinco sentidos é captado pelo cérebro, depois de análise é trazido a consciência. O que não é percebido pelos sentidos, é chamado de "oculto".

. O que não é possível perceber pelos sentidos, poderá ser percebido pelo cultivo da ampliação da percepção, uma percepção metafísica ou espiritual. O Cabalista Yehuda Ashlag (1885-1954) diz que o ser humano poderá ajustar de tal maneira que poderá ter a percepção de todas as coisas do Universo. Para isto é necessário aumentar a nossa percepção.

. Cada vez que expandimos a nossa consciência a um novo nível, o nível anterior é assimilado. Expandir a consciência é também ampliar nossa percepção. 

. A vida é feita de opções. Temos a opção de uma vida restrita aos sentidos, mas temos também a opção de uma realidade maior, metafísica. Esta última opção poderá nos trazer benefícios, tais como a integração com o Cosmos, harmonização, melhoria da qualidade de vida.

. O desejo pela espiritualidade ou metafísica é o início. As nossas decisões de hoje são as que influenciarão o nosso futuro. Estudos da Cabalá-Escola Cabalística.