quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Conhece-te a Ti Mesmo na Cabala

. "Conhece-te a ti mesmo" diz o aforismo grego antigo. Conhecer a si mesmo está na Cabalá, não o aforismo propriamente dito. Será que nós nos conhecemos a nós mesmos ? Conhecer a nós mesmos implica em discernir o ego e saber que ele está vivo, até a pessoa despertar para a sua superação. Se observarmos todos os nossos gostos e desgostos são precedidos pelo "eu". Isto significa que devo ser apático ? Que não posso ter as minhas opções pessoais ?

. A questão é mais ampla do que se pode imaginar. O primeiro aspecto que devemos considerar, que a pessoa é aquilo que ela pensa. A pessoa não vai além do seu pensamento. Exceto quando resolver assumir uma nova postura. A Cabalá já nos diz que os nossos pensamentos são o nosso posto de comando. O pensamento traz a emoção, o sentimento, e até como é a auto imagem da pessoa. Nisto precisamos perceber até que ponto temos influência do ego.

. Outro aspecto que devemos considerar, o nosso comportamento diante das situações. A forma como lidamos com as variadas situações, com o tempo se tornam respostas automáticas que nos impregnam. Nisto podemos perceber o fluxo de causa e efeito, que é o que se chama de Karma. 

. A corrente de pensamentos, acompanhados de emoções atuam como causa de novas situações, e estão associados a qualidade destes pensamentos e emoções. Quero efeitos negativos ou positivos na minha vida ? Se não quero efeito negativo, preciso avaliar que tipo de reação tenho diante de uma situação.Se estou sempre só reagindo, isto mostra que o ego está dominando.

. O tempo que vivo é o presente, e nenhum segundo é igual ao outro, isto mostra a transitoriedade. Nada é permanente. O que é bom passará e o que é ruim também passará.

. O Rebe Nachman de Bratslav (1772-1810) disse: "O Arquiteto do mundo nunca faz a mesma coisa duas vezes. Cada dia é uma criação completamente nova. Aproveite o máximo que cada dia tem a oferecer." 

. A chave está na nossa percepção, a partir da superação do ego. Se você gostaria de aprofundar, convido você a conhecer nosso Curso de Cabalá. Estudos da Cabalá-Escola Cabalística.