sexta-feira, 11 de julho de 2014

Aprendizagem na Cabala

http://www.pesquisacabala.com.br
. A Cabalá é uma sabedoria, mas é um conhecimento. Conhecer aqui no sentido do verbo hebraico ידע (Yadá). Este é o verbo usado para falar que Adam (Adão) conheceu Havá (Eva) e gerou Caim. Conhecer como conexão íntima. O Dicionário de Hebraico nos diz em perceber, entender.
. Não é apenas teórica, porque conhecer implica na prática. Isto significa ser iniciado(a). A Iniciação é o portal de acesso ao mundo metafísico. Conhecimento na Cabalá envolve não só conteúdo, mas um envolvimento, uma experiência que torna a pessoa Iniciada.
. A Cabalá não é misticismo no sentido comum de crenças de uma religião ou de uma corrente espiritual.
. O objetivo é também a Consciência. A Consciência não é fé. Um dos objetivos é conduzir o(a) Iniciado(a) a uma Consciência Última. Na Cabalá temos uma didática própria. As práticas incluem desde Meditações até o uso de Mantras hebraicos. Mantra, muito mais do que controle da mente, possui energia sonora que movimenta energias que envolvem. 
. Toda a prática implica em Kavanáh, que se traduz geralmente como concentração ou devoção. Mas o significado na origem é direcionar a Consciência para um alvo. 
. Temos o Hitbôdedut que o significado na sua origem é a busca de um auto isolamento. O significado comum deste termo é meditação. O filho do Maimônides (Século XIII), Avraham diz que é isolar a mente de todas as sensações externas, inclusive os pensamentos.
. Os ensinamentos e práticas Cabalísticas visam nos conduzir a uma ligação com a Luz Infinita (Or Ein Sof), para que recebamos a Energia Cósmica da Unidade, e assim experimentemos a Consciência da unidade. Além de trabalharmos o nosso DNA espiritual. A Consciência da Unidade nos dará uma nova percepção da realidade, e uma nova vivência. Por isto, não é possível um autodidata em Cabalá, é preciso estudo orientado, como já instruía o Cabalísta Abraão Abuláfia (1240-1291). Estudos da Cabalá-Escola Cabalística